Encontrar um imóvel pronto para morar pode ser um pouco difícil se você estiver pensando em se mudar rápido, não apenas por conta dos preços, mas também pela disponibilidade e documentação.
Para começar e organizar a sua compra temos que pontuar algumas coisas que serão necessárias. E a primeira delas é, definir o seu orçamento e o seu potencial de compra, para isso, saber quanto você tem disponível e o quanto você pode conseguir com um empréstimo ou um financiamento será muito importante nessa etapa.
Após definir o seu orçamento você já filtra um pouco o número de imóveis compatíveis com o seu investimento no momento. Com isso chegou a hora de escolher o seu imóvel, seja ele uma casa ou um apartamento.
Logo após a sua escolha, chegara a hora de você fazer as visitas para conhecer os imóveis pessoalmente que você selecionou, e lembre-se de se atentar a todos os detalhes dos imóveis e ver se realmente ele está pronto para morar.
Depois de escolher um imóvel que você gostou, vem uma parte fácil, porém ao mesmo tempo um pouco chatinha, que é separar toda a documentação necessária.
E se você não sabe quais são os documentos necessários aqui vai uma listinha:
Cópias da carteira de identidade e do CPF;
Cópia da certidão de casamento, se houver;
Comprovantes de renda atualizados;
Cópia do comprovante de residência;
Autorização de débito em conta corrente quando o comprador optar por esta forma de pagamento;
Certidões negativas (ação civil, criminal ou federal em relação a uma pessoa).
Caso use o FGTS para a compra, ainda será necessário apresentar outros documentos:
Cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho onde constam a identificação do trabalhador e a contratação;
Extrato da conta do FGTS dos últimos dois anos;
Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo.
Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá apresentar a declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial financiado.
Depois dessas etapas iremos entrar na parte do pagamento, como na primeira parte você já definiu o seu orçamento, agora falta decidir como você irá pagar, que pode ser com o financiamento, consórcio, dinheiro do FGTS ou até à vista.
Por último, com os métodos de pagamentos aceitos, faltara apenas a assinatura do contrato para você ter o seu imóvel, mas calma, leia o contrato com muito cuidado e preste atenção em cada detalhe para evitar qualquer futura dor de cabeça.
Feito isso é a hora de assinar o contrato e pegar as chaves do seu novo imóvel.
Opmerkingen