Quem aluga um imóvel procura rentabilidade e segurança, e os proprietários incluem medidas de proteção contra inadimplência e danos no contrato. Portanto, é importante estar atento às garantias exigidas ao alugar um imóvel, pois elas são essenciais para fechar o contrato.
Confira as principais formas de garantia locatícia e avalie qual delas é a mais adequada para você.
1 - Fiador
O modelo de garantia com fiador é um meio comum e preferencial para muitos locatários, já que o mesmo não precisa dispor de qualquer quantia além do valor do aluguel, pois uma terceira pessoa é incluída no contrato de aluguel e assume as despesas do aluguel e encargos caso o locatário não cumpra.
No entanto, não todos os candidatos a inquilinos conseguem apresentar um fiador com as exigências necessárias: ele deve possuir um imóvel quitado e sem problemas jurídicos, localizado em qualquer cidade do Brasil. Durante a finalização do contrato de aluguel, além dos documentos exigidos do inquilino, o fiador precisará preencher um formulário de cadastro e anexar documentos como:
cópia do RG e CPF do fiador;
cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
comprovante de residência;
cópia atualizada do registro de imóvel;
certidão atualizada de estado civil;
comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda do fiador e seu cônjuge. Assim como no caso do locatário, a receita mínima deve ser equivalente a três vezes o valor do aluguel.
2 - Seguro Fiança
Com seguro fiança o inquilino deve contratar uma apólice de seguro com uma instituição financeira, com o proprietário do imóvel como beneficiário. Se o inquilino não pagar as despesas, o ressarcimento é feito pelo seguro.
Os proprietários podem incluir despesas além do aluguel na apólice de seguro fiança, tais como taxas de condomínio, IPTU e até gastos com ação de despejo, se necessário. Embora seja um custo adicional para o inquilino, é uma boa opção quando não há fiador ou capital para caução disponíveis.
O valor do seguro geralmente é equivalente a dois ou três meses de aluguel, dependendo da avaliação de risco do cadastro do inquilino, e pode ser pago em até 12 parcelas, mas há as suas variações dependendo da instituição.
3 - Título de Capitalização
Com título de capitalização, o inquilino adquire um produto financeiro vendido por uma seguradora, que pode ser usado como pagamento em caso de inadimplência. O valor desse título fica depositado por um período pré-estabelecido em uma conta da seguradora.
O valor do título de capitalização depende do custo do aluguel e de outras despesas, como IPTU e condomínio. Se o inquilino não cometer nenhuma infração e cumprir suas obrigações, ele pode resgatar todo o valor do título no final do contrato de aluguel. Além disso, ele também tem a chance de participar de sorteios, como é comum em títulos de capitalização.
4 - Caução
A caução é uma garantia oferecida pelo locatário (inquilino) ao locador para cobrir eventuais inadimplências ou danos causados ao imóvel durante a locação. O pagamento geralmente é feito à vista, com três meses de aluguel, e pode ser depositado em uma conta poupança especificada pelo locador.
Considerações finais
Ao alugar um imóvel, é importante avaliar qual tipo de garantia é mais adequado para o seu perfil e verificar com antecedência as opções disponíveis. Lembre-se que as modalidades de garantia podem variar de acordo com a imobiliária e nem todas as opções estarão disponíveis para todos os candidatos a locatário.
Na 4Thorres Imóveis oferecemos as melhores opções de garantias para alugar ou anunciar imóveis. A garantia locatícia mais popular entre nossos clientes é o Seguro Fiança em parceria com a Bandeira 1 Corretora de Seguros, devido à sua rapidez e facilidade na análise de crédito, além da segurança que proporciona para ambas as partes envolvidas no contrato de aluguel.
Encontre as melhores opções de imóveis para locação com a 4Thorres Imóveis!
Commentaires